Quem sou eu

Minha foto
Pessoas como eu não vivem muito,mas vivem como querem.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Paulo Coelho ensina caminhada nórdica a Ana Maria Braga

Por Ana Maria Braga - Mais Você 
Em visita à casa do Paulo Coelho, Ana Maria Braga recebeu uma dica de exercício, a caminhada nórdica. O Mais Você desta quarta, 30 de novembro, mostrou que esta modalidade queima 40 % mais caloria do que a caminhada comum. “Faz o corpo inteiro se mexer”, comentou a apresentadora.

Curiosa com esta nova modalidade apresentadora pelo seu amigo escritor, Ana Maria Braga quis mais informações sobre o assunto e enviou Fabrício Bataglini às ruas de São Paulo, para se aventurar em uma caminhada nórdica. “eu queria melhorar a postura porque fico o dia inteiro no computador e queria aproveitar para dar também uma fortalecida nos braços, então, essa caminhada juntou tudo isso”, contou a psicóloga Susana Negrini ao repórter.


Esta modalidade, como o nome propõe, surgiu nos países nórdicos da Europa: Dinamarca, Noruega, Islândia, Suécia e Finlândia. Frios, eles têm o esqui como um dos esportes mais praticados. Segundo uma lenda, nos anos 30, um finlandês queria manter a forma fora da temporada de inverno, pegou os bastões do esqui e começou a caminha com eles.

Os bastões são feitos com materiais leves, como fibra de carbono, e são específicos para o exercício. Há luvas e um ajuste para que fiquem firmes nas mãos. A ponta que toca o chão é adaptada para usar em qualquer terreno, inclusive na grama e na terra. “Se a caminhada for no asfalto, calçada, pisos mais duros, é só colocar essa borrachinha que vem junto e botar as pernas pra funcionar. aliás, as pernas só não, o corpo todo”, explicou Bataglini.

Em uma hora de caminhada normal, a pessoa gasta, em média, 300 calorias. Com os bastões, o consumo sobe para 500 calorias. Os músculos também são bem mais exigidos. “Na caminhada normal, a gente usa 65% dos músculos do corpo. Na caminhada nórdica, 90% deles estão em atividade e os mais exercitados são os dos braços”, explica o ortopedista Fabio Ravaglia, pioneiro em divulgar a atividade no Brasil. Ele explica ainda que este esporte ajuda a manter o equilíbrio do corpo.


O par de bastões custa a partir de 190 reais. Para testar antes para saber se vale o investimento, faça uma experiência com dois cabos de vassoura. “Não é a mesma coisa, mas talvez seja uma boa maneira de começar”, explica o ortopedista.

 
Dicas:

- A altura ideal do bastão é a sua multiplicada por 0.68;
- A luva deve estar bem ajustada;

Contra indicações:

Como em qualquer exercício, cardíacos, quem está muito acima do peso ou tem problemas nas articulações, devem consultar um médico antes. Mas não tem limite de idade para aderir a caminhada nórdica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário